A CycloTech revelou o conceito do seu primeiro carro voador: o CruiseUp. A aeronave elétrica com capacidade de pousar e decolar na vertical (eVTOL, na sigla em inglês) tem dois lugares e promete transformar os deslocamentos urbanos de curta distância. Além disso, vai oferecer desempenho superior a outros veículos elétricos do tipo, segundo a empresa.
Para quem tem pressa:
- A CycloTech apresentou o conceito do seu primeiro carro voador, o CruiseUp, uma aeronave elétrica com capacidade para dois passageiros;
- A empresa é conhecida pela inovação na propulsão, utilizando o sistema CycloRotor baseado em hélices Voith-Schneider, proporcionando agilidade excepcional à aeronave;
- O CruiseUp tem o dobro do tamanho de um carro comum e possui seis CycloRotores, dando-lhe uma aparência futurística;
- A companhia estima que a velocidade máxima do carro voador seja de 150 km/h, enquanto o alcance ficou em torno de 100 km;
- A CycloTech prevê a disponibilidade do CruiseUp somente após 2035, aguardando a pavimentação do caminho por táxis aéreos e ônibus eVTOL para uma nova era de transporte aéreo sustentável e eficiente.
A CycloTech, sediada em Linz, na Áustria, é conhecida pela sua inovação no campo da propulsão com o sistema CycloRotor. Esse sistema, baseado nas hélices Voith-Schneider, permite uma vetorização de impulso quase instantânea, conferindo uma agilidade excepcional à aeronave. Essa tecnologia tem sido amplamente utilizada em embarcações marítimas para manobras precisas e controle em meio aquático.
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Assista abaixo a um vídeo demonstrativo do sistema CycloRotor:
Carro voador da CycloTech
O CruiseUp, em seu conceito inicial, possui o dobro do tamanho de um carro comum, proporcionando espaço para dois ocupantes. Com seis CycloRotores estrategicamente posicionados, o veículo possui uma aparência futurística. Além disso, prevê-se a inclusão de um pequeno compartimento para bagagem ou transporte de passageiros adicionais, conforme divulgado pela CycloTech.
Entretanto, vale destacar que, ao contrário das aeronaves convencionais, o CruiseUp requer impulso constante para manter-se em voo, o que implica consumo de energia considerável. A CycloTech estima uma velocidade máxima de 150 km/h e um alcance de aproximadamente 100 km.
A empresa demonstra uma visão realista quanto à implementação do CruiseUp, prevendo sua disponibilidade somente após 2035. A expectativa é que, até lá, táxis aéreos e ônibus eVTOL pavimentem o caminho para uma nova era de transporte aéreo limpo e eficiente.
A proposta da CycloTech desperta o interesse não apenas pelo seu design e inovação tecnológica, mas também pelo desafio comercial que enfrentará nos próximos anos. A utilização dessa tecnologia em drones de menor porte pode ser um passo inicial promissor.
Em um contexto em que a mobilidade urbana sustentável é cada vez mais relevante, iniciativas como a da CycloTech são vitais para moldar o futuro do transporte. Aguardemos pelos próximos capítulos dessa jornada tecnológica.
Fonte: Folha | G1 | Olhar Digital
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