É neste sábado (14)! Depois de quase três décadas, o Brasil, finalmente, vai voltar a testemunhar a Lua passando entre a Terra e o Sol, causando um eclipse solar – desta vez, com uma particularidade: os céus de alguns pontos específicos do continente americano vão ganhar um “Anel de Fogo”.
Popularmente, é assim que é chamado o eclipse solar anular. Por estar mais longe da Terra, próxima ao ponto mais distante do planeta (chamado de apogeu), a Lua estará bem menor. Assim, quando passar na frente do Sol, ela vai tapar apenas o centro do astro, ficando no meio de um belíssimo aro dourado (saiba mais detalhes aqui).

Embora todo o país possa observar frações do eclipse (alguns lugares um pouco mais, outros, um pouco menos), apenas determinadas cidades das regiões norte e nordeste verão 100% da anularidade.
Se você não está nesse trecho privilegiado, não se preocupe. O evento será transmitido online, ao vivo, a partir das 14h, em todas as plataformas do Olhar Digital, em uma live superespecial com a participação de convidados e imagens exclusivas de diversos pontos do país – com direito a algumas “espiadinhas” em outros lugares das Américas.
E para tentar conter a ansiedade, que tal um “esquenta” esta noite? Para ter uma pequena noção do que nos espera na live do eclipse, o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (13) será todo dedicado ao evento astronômico mais esperado dos últimos tempos.
Você também vai saber todos os detalhes sobre a transmissão ao vivo do Olhar Digital, que contará com tecnologia de ponta para oferecer as melhores imagens, atreladas ao melhor conteúdo informativo.
Então, não perca!
Leia mais:
Como assistir ao Programa Olhar Espacial
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter (X), LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).
Fonte: Folha | G1 | Olhar Digital