Em ‘B.A: O Futuro Está Morto’, pessoas perdem as cores (literalmente) ao completar 18 anos

São Paulo

Em um plano-sequência, a câmera cruza o corredor de uma escola e dezenas de adolescentes começam a se beijar. Homem com mulher, homem com homem, mulher com mulher. Vale trisal também. E quadrisal, por que não? É essa atmosfera de uma das pontas de reflexão da série brasileira “B.A.: O Futuro Está Morto”, que estreia nesta quinta-feira (19), na HBO Max.

Adaptação da HQ “O Beijo Adolescente”, de Rafael Coutinho (ilustrador de obras como “Cachalote” e “Forrest Gump”), o seriado se passa em um futuro distópico. A julgar pelas relações líquidas e a forma como adolescentes lidam com afeto, não parece ser uma sociedade tão distante assim —para alguns, talvez só seja preciso avançar em termos de evolução mental e aceitação.

“É algo tão normalizado para eles, de serem desprendidos, que ainda falta muito para as pessoas chegarem naquele nível agora”, analisa a atriz Giulia Del Bel, que interpreta a personagem LinLin, par romântico do protagonista Ariel. “‘B.A.’, no fim, propõe como seria e como é lidar com amizades. Todos focam muito no amor romântico, mas acho que todos nós só queremos é ter mais afeto, mais beijo, mais toque mesmo.”

Somente por isso, a trama de “B.A.: O Futuro Está Morto” já valeria a sessão. Nos oito episódios, há bem mais que isso: nesse cenário distante, a Amazônia virou um parque industrial e a poluição tomou os céus. O B.A., sigla para Beijo Adolescente, nada mais é do que um grupo de jovens com superpoderes que tenta se proteger de um mal que ataca os adultos e os deixa sem cores (literalmente), quando a pessoa completa 18 anos.

Toda a história é comandada pelo olhar de Ariel, um adolescente que acaba de completar 15 anos, e é recrutado para o B.A. —grupo que é altamente invejado e o sonho de consumo dos jovens em geral. O protagonista também reverbera por outro motivo: o personagem é vivido pelo ator Benjamín, que antes de passar por uma transição de gênero chegou a fazer sucesso como a vilã Martinha em “Malhação – Toda Forma de Amar” (Globo, 2019).

Em entrevista ao F5, Benjamín celebra a importância do papel, que o coloca como um dos primeiros atores transexuais a viver o protagonista de uma série brasileira, ainda mais com exibição em um gigante no streaming. “Ao mesmo tempo que fico feliz e honrado de abrir essa porta, fico um pouco incomodado de isso estar acontecendo apenas em 2023, mas ‘B.A.’ é uma exceção, já que tem uma equipe com alguns integrantes trans. Espero que seja só o comecinho disso tudo.”

FUTURO PRETO E BRANCO

Uma das mudanças mais claras entre a HQ e a série é a fotografia. Enquanto a obra de Coutinho abusa do preto e branco, com algumas tonalidades em neon, a versão audiovisual explora mais as cores, com algumas cenas com detalhes em arco-íris e matizes fortes.

Na produção, isso fica evidente para quem está assistindo com poucos segundos de exibição. Em uma das primeiras sequências, Ariel traja uma camiseta amarela e recebe os parabéns de seus pais, que cantam feliz aniversário acompanhados de um bolo. O casal está completamente em preto e branco.

Para o ilustrador, o resultado ficou satisfatório, já que o vídeo proporciona mais tonalidades e o seriado “abre um portal interdimensional”. Porém, na visão da criadora e diretora da série, Mariana Youssef, o processo foi bem difícil de realizar.

“Foi um inferno (risos). O Rafa faz um magenta lindo no papel e um ser humano totalmente em preto e branco do lado. Tecnicamente, a gente se esfolou mesmo na série, porque tínhamos que ver na pós-produção como administrar cada cena”, explica ela, entre risos.

Peppe Siffredi, que assina a criação da série com Mariana, diz que a ideia não era refazer a obra de Coutinho, mas transpô-la para outro meio. “Acho que o HQ tem um tempo específico de leitura e o Rafa já começa sabendo onde quer chegar com seus traços, mas a série tem sua narrativa própria e consegue sustentar as suas questões”, reforça. “Respeitando as devidas proporções, olhe para ‘Watchmen‘, que traz um gosto da HQ, mas vai por outro caminho, atualizando-a. ‘B.A.’ reforça essa criatividade própria.”

Fonte: Folha de SP

8 Comments

  1. Struggling to get first page rankings for your videos? This award winning 10-in-1 software gets you free traffic using videos without any manual work!
    https://warriorplus.com/o2/a/hrtdgr/0

    never worry about wasting your valued time again…because with the rpm system you’ll never have to worry about wasting your valued time or money again. the only thing to expect with this brand new system is to be showered with immense value that you can take home to the bank
    https://warriorplus.com/o2/a/bckrp8/0

    *new* a.i app creates set & forget, $349/day youtube™ channels in 60 seconds flat!
    without tech skills, without creating videos & without being on camera…
    https://warriorplus.com/o2/a/c53chs/0

    ai appmaker – world’s powerful ai based drag n drop app builder create unlimited ai mobile apps with drag-n-drop world-class app builder. send mass messages/notifications to the app customers send limitless emails & sms along with videos.
    https://warriorplus.com/o2/a/y6thz1/0

    get unlimited hosting for a low, 1-time price no monthly fees, ever! perfect for newbies on a limited budget..super-fast hosting | no monthly fees | save $1000 a year | no technical skills required
    https://warriorplus.com/o2/a/bp5kpj/0

    Get the one click engine – get 100% real buyer traffic
    https://warriorplus.com/o2/a/shvldz/0

    let ai write, upload & send emails and sms using our built-in smtp sending servers (dfy leads included) https://warriorplus.com/o2/a/r47x8m/0

    sitesmartai – build stunning ai websites for 1000s of niches
    https://warriorplus.com/o2/a/sn0ymn/0

    world’s #1 ai app builds us stunning websites in 1000s of niches pre-loaded with smoking hot content, images, ai bot & more…
    https://warriorplus.com/o2/a/sn0ymn/0

    we turned ai into a team of engineers that works for us for 100% free…new app turns ai into our dedicated team of engineers that builds any business for us without us doing any of the work
    https://warriorplus.com/o2/a/sq8v12/0

    world’s #1 ai app exploits “chatgpt & bard” to create hot ai news websites in 100s of niches
    (100% self-updating sites with done-for-you news articles, videos & images…)
    https://warriorplus.com/o2/a/bbk86q/0

    brand new 100% google bard + leonardo ai powered app creates professionally looking 50,000+ children story ebooks, subjective ebooks, fiction ebooks, mystery ebooks, business related ebooks, novels, poems, legal documents, project report presentations in 2500+ niches
    https://warriorplus.com/o2/a/t6r7zf/0

    make 24/7 commissions with affiliate ai that makes $553 per promo
    https://warriorplus.com/o2/a/x3z098/0

    for anyone looking to start, scale and grow a digital business in 2023
    “new book reveals how i built a 7-figure online business using nothing but ethical email marketing to drive revenue, sales and commissions…”
    https://warriorplus.com/o2/a/h2hyrr/0

    finally, a real & genuine a.i system that enables complete newbies to earn $250+ per day in free commissions without doing any work (fact!) (we’re making thousands in a.i profits… now it’s your turn!)
    https://warriorplus.com/o2/a/tdpqlz/0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *