E quando as ‘Meninas Malvadas’ crescem e viram mulheres?


The New York Times

Rosalind Wiseman recebe regularmente emails de mulheres que acham que vão surpreendê-la com a seguinte revelação: “Você nunca vai acreditar nisso: ‘Meu trabalho é como o ensino médio’.”

No entanto, Wiseman não se abala. “Claro que posso acreditar”, disse ela. Sua resposta é um discurso motivacional que mais ou menos diz o seguinte: “Lembro a elas que não são fracas porque são afetadas por essas dinâmicas. E que, mesmo que tenhamos deixado nossa adolescência para trás, somos impulsionadas a nos sentir valorizadas pelos grupos aos quais estamos conectadas, e a maioria de nós fará qualquer coisa para evitar constrangimento e vergonha. Não é uma oportunidade para atacar as pessoas em retaliação, não importa o quão horrível a outra pessoa seja”.

Décadas após o ensino médio, mulheres procuram Wiseman porque a conhecem como autora de “Meninas Malvadas: Como Ajudar sua Filha a Lidar com Panelinhas, Fofocas, Namorados e Novas Realidades do Mundo das Garotas”, a inspiração para o cultuado filme “Meninas Malvadas“, de 2004. O filme trouxe a taxonomia de papéis de grupos de garotas de Wiseman —a rainha do drama, a banqueira (a fornecedora de fofocas) e a parceira— para a tela grande, e retratou de forma cômica um conjunto de comportamentos que Wiseman argumentou serem generalizados entre garotas e mulheres, mas que careciam de definição e validação social.

Embora as meninas malvadas nos filmes de Tina Fey não tenham crescido —a adaptação do musical “Meninas Malvadas”, lançada no último dia 11, também se passa no ensino médio—, as de Wiseman sim. Hoje em dia, ela passa a maior parte do tempo em circuitos globais de palestras e consultorias, trabalhando com escolas, agências governamentais e empresas. Seus clientes incluem o Departamento de Estado, UBS Financial Services e o Massachusetts Institute of Technology Media Lab. Segundo Wiseman, metade de seu trabalho é com adultos.

Pode parecer um pouco sombrio —ou até mesmo retrógrado— falar sobre meninas malvadas em 2024. A camaradagem feminina parece ser a ordem do dia, impulsionando fenômenos culturais como a bilionária turnê Eras de Taylor Swift e o sucesso de bilheteria do filme “Barbie“, de Greta Gerwig. O movimento #girlboss e o feminismo “Lean In” de Sheryl Sandberg tentaram capacitar as mulheres no local de trabalho, e a “teoria do brilho” enfatizou a importância de elevar outras mulheres ao longo do caminho para o sucesso profissional. Mas parece que ainda há uma vida inteira de condicionamento social enraizado para desfazer, de acordo com Wiseman.

“A raiz de muitos dos desafios que as mulheres enfrentam no trabalho e nas relações umas com as outras vem do fato de as mulheres não terem caminhos tradicionais para o poder”, disse ela. “Quando você é restrita desses poderes, você exerce poder de maneiras mais passivo-agressivas”.

Ou, como Lindsay Lohan colocou no “Meninas Malvadas” original: “No mundo das garotas, todas as brigas tinham que ser sorrateiras”.

MUNDO ADULTO

Em uma tarde de dezembro recente, Wiseman, de 54 anos, recebeu uma ligação de uma grande empresa sobre um problema de bullying que ela disse ter com um grupo de mulheres, o que levou algumas pessoas a pedirem demissão. Ela estava em casa em Boulder, Colorado, onde mora com o marido e ocasionalmente com seus dois filhos universitários.

Embora seja uma palestrante internacionalmente procurada, Wiseman não está obcecada com a autopromoção e evita frases de efeito cativantes. Ela ainda não alcançou 2.000 seguidores no Instagram. E também acusou Fey e a Paramount Pictures de não lhe dar o devido crédito por suas contribuições para a franquia. Um porta-voz da Paramount disse que Fey não estava envolvida na compra inicial de “Meninas Malvadas” em 2002; Fey disse que não iria comentar.

Muitos dos projetos de Wiseman nos anos desde “Meninas Malvadas” não foram particularmente comerciais, e ela se expandiu além do assunto pelo qual é mais conhecida. Seu livro mais recente é “Courageous Discomfort: How to Have Important, Brave, Life-Changing Conversations about Race and Racism” (“Desconforto Corajoso: Como Ter Conversas Importantes, Corajosas e Transformadoras sobre Raça e Racismo” em tradução livre), que ela escreveu com Shanterra McBride, uma pregadora e especialista em desenvolvimento juvenil.

Wiseman tem a aparência de uma confidente sã e equilibrada para quem se pode recorrer em busca de conselhos sobre problemas interpessoais complicados, porque ela já viu de tudo. Ela já foi convidada para mediar um grupo de amigos adultos, mas recusou. “Eu não faço aconselhamento individual”, disse ela.

Os adultos não vieram de forma particularmente fácil ou natural para Wiseman. Ela se expandiu além dos adolescentes, disse ela, depois de perceber que “tinha mais compaixão pelos jovens do que pelos adultos”.

“Isso não está certo”, disse ela. “Eu precisava ouvir os adultos sobre as situações em que estavam e depois criar estratégias que funcionassem para eles.”

Porém, isso não é completamente terra incógnita para Wiseman. Em 2006, ela seguiu “Meninas Malvadas” com “Queen Bee Moms and Kingpin Dads: Dealing with the Parents, Teachers, Coaches and Counselors Who Can Make —or Break— Your Child’s Future” (“Mães de Meninas Malvadas e Pais de Reizinhos: Lidando com os Pais, Professores, Treinadores e Conselheiros que Podem Fazer —ou Destruir— o Futuro do seu Filho” em tradução livre), abordando reuniões de associação de pais e mestres, estilos de criação conflitantes e outros “minas terrestres” cotidianas que os adultos enfrentam.

O terreno social de hoje oferece ainda mais fóruns para conflitos potenciais. Grupos de mães online, por exemplo, podem ser repletos de “agressividade passiva, maldade e conversas que saem dos trilhos”, disse Wiseman, piorado pelo fato de que “talvez o que você esteja vendo no grupo do Facebook não seja a totalidade da situação”.

O ambiente de trabalho moderno pode trazer sua própria mistura intensa de dinâmicas sociais. Quando CEOs corporativos e representantes de recursos humanos procuram Wiseman, geralmente é para pedir ajuda para lidar com questões como recrutamento, alta rotatividade de funcionários e cultura da empresa, que podem afetar seus resultados financeiros. Acima de tudo, ela disse, eles querem que ela lide com o que muitos executivos chamam de “assustador” —ou seja, nossas emoções e como gerenciá-las.

Ela vê mulheres recuarem quando um colega rouba suas ideias porque têm medo demais de confrontá-los. Ela vê mulheres que evitam celebrar suas conquistas por medo de deixar outras mulheres com inveja. Em outras palavras, ela vê alguns dos mesmos temas que documentou em “Meninas Malvadas”.

“As pessoas ficarão com raiva de mim se eu me defender” é um refrão comum, disse Wiseman. “Se eu disser não, então sou má” é outro, disse ela.

DRAMA NA HORA DO CAFEZINHO

Não há quedas de confiança envolvidas na prática de Wiseman. Em vez disso, em workshops e apresentações, ela vem equipada com um arsenal de perguntas com as quais orienta as mulheres sobre como lidar com sentimentos de raiva e inveja.

“Parte da magia de Rosalind é que ela faz as pessoas se sentirem tão vistas e concordarem que: ‘Sim, essa é minha experiência vivida no local de trabalho'”, disse Jenna Lange, fundadora da Lange International, uma empresa global de comunicação empresarial.

No último ano, Wiseman colaborou com Lange em várias apresentações para mulheres em grandes empresas de tecnologia. “O fluxo da experiência é que fazemos perguntas como: Por que você está se segurando para expressar sua raiva? Onde você aprendeu isso?”, disse Lange. Então ela e Wiseman trabalham juntas, interpretando diferentes cenários com as participantes.

Depois de um desentendimento no trabalho, em vez de ficar em silêncio e depois sair furiosa e contar para outro colega ou amigo: “Não acredito que ela fez isso”, Wiseman propõe dizer: “A maneira como você está falando comigo não parece que você realmente quer saber minha resposta. Isso está correto?”. Se alguém em uma reunião não lhe dá o devido crédito, Lange sugere dizer: “Eu realmente apreciaria se da próxima vez você não pegasse minha ideia e a promovesse como sua própria”.

As expectativas sobre como as mulheres devem agir no trabalho evoluíram sutilmente. Há quinze anos, disse Lange, o mundo corporativo estava incentivando as mulheres a serem mais agressivas. Agora, o foco está mais na assertividade —que é diferente da agressão— e em dar às mulheres ferramentas “para estabelecer limites e comunicar claramente quando alguém as prejudicou”, acrescentou Lange.

Porque a teoria da garota má de Wiseman aponta para desequilíbrios de poder entre homens e mulheres como uma causa fundamental das disparidades no local de trabalho, os ensinamentos da dupla sobre assertividade também podem ser direcionados para ajudar as mulheres a pedir aumentos e promoções. Neste mês, ela fez uma apresentação para o grupo Women in Tech da Microsoft, focando em como voltar à mesa de negociação depois de obter um título melhor ou mais dinheiro.

Wiseman não está sozinha em sua crença de que navegar por esses desafios no local de trabalho envolve desaprender algumas das lições da infância. Rachel Simmons, uma coach de carreira certificada que publicou um livro sobre a “cultura oculta da agressão” entre meninas no mesmo ano em que Wiseman lançou “Meninas Malvadas”, disse que viu mulheres lutarem com velhos problemas adolescentes sobre agradabilidade que podem prejudicar seu avanço profissional.

“Vejo como a forma como as mulheres são socializadas na infância entra em conflito com o ambiente de trabalho, mas acho que as mulheres estão em grande parte desconectadas desse entendimento”, disse Simmons.

O LEGADO DA GAROTA MÁ

A figura da garota má é ao mesmo tempo duradoura e em constante mudança, e alguns dizem que o arquétipo de Wiseman há muito tempo deveria ser retirado de um pedestal.

Charlotte Jacobs, professora da Escola de Pós-Graduação em Educação da Universidade da Pensilvânia e familiarizada com o trabalho de Wiseman, argumenta que ter a liberdade social de ser maldosa e traiçoeira pode ser um reflexo de privilégio.

“A conexão entre a infância e a idade adulta das mulheres é muito mais interseccional hoje em comparação com quando Rosalind estava entrevistando meninas para seu livro —há muito mais atenção sendo dada à raça, religião e identidade sexual, e como as meninas de cor têm que navegar em suas vidas”, disse Jacobs, co-fundadora do EnGenderED Research Collaborative, uma organização focada nas experiências de desenvolvimento e acadêmicas de meninas de cor.

“O arquétipo da ‘garota má’ é um produto de meninas brancas de classe média a alta”, disse ela.

Wiseman diz que reconhece como o racismo e outros fatores podem contribuir para dinâmicas sociais tensas, como com “o estereótipo horrível da ‘mulher negra raivosa'”. No entanto, mesmo enquanto expande sua compreensão das garotas más e desenvolve novos métodos para derrotá-las, o arquétipo continua sendo um ícone cultural poderoso e, sim, até carismático.

“Olha, isso é difícil, e há muitas vezes em que eu baixo a cabeça e digo: ‘Não consigo mais fazer isso'”, escreveu Wiseman em um email. Mas seu objetivo não é uma harmonia social perfeita, e o que a mantém em movimento não é alguma grande ambição de incitar uma nova onda de feminismo ou mesmo criar algo na escala do framework “Lean In” de Sandberg.

Wiseman disse que acreditava que pequenas interações cotidianas poderiam começar a quebrar a fachada da cultura das garotas más. Isso poderia ser tão simples como ouvir um pai começar a fofocar sobre uma criança ou outro pai e, em vez de se envolver, dizer: “Isso deve ser terrível para aquela criança/família/pessoa. O que podemos fazer para apoiá-los?”.

Ainda assim, os incentivos sociais continuam atraentes. Em seu trabalho em escolas primárias e como observadora da mídia que suas sobrinhas de 6 e 8 anos consomem, Jacobs disse que mesmo 20 anos após a publicação de “Meninas Malvadas”, a garota má ainda era retratada como “muito inteligente e astuta”. “As pessoas a respeitam”, disse ela.

Fonte: Folha de SP

150 Comments

  1. It was great seeing how much work you put into it. The picture is nice, and your writing style is stylish, but you seem to be worrying that you should be presenting the next article. I’ll almost certainly be back to read more of your work if you take care of this hike.

  2. can i purchase clomid tablets [url=http://clomidpharm.shop/#]can you buy generic clomid without prescription[/url] buy generic clomid without rx

  3. I loved even more than you will get done right here. The picture is nice, and your writing is stylish, but you seem to be rushing through it, and I think you should give it again soon. I’ll probably do that again and again if you protect this hike.

  4. It was great seeing how much work you put into it. The picture is nice, and your writing style is stylish, but you seem to be worrying that you should be presenting the next article. I’ll almost certainly be back to read more of your work if you take care of this hike.

  5. of course like your website but you have to check the spelling on several of your posts A number of them are rife with spelling issues and I in finding it very troublesome to inform the reality on the other hand I will certainly come back again

  6. Just wish to say your article is as surprising The clearness in your post is just cool and i could assume youre an expert on this subject Fine with your permission allow me to grab your RSS feed to keep updated with forthcoming post Thanks a million and please keep up the enjoyable work

  7. 프라그마틱 게임은 iGaming에서 앞서가는 콘텐츠 제공 업체로, 다양한 모바일 중심 포트폴리오와 최상의 엔터테인먼트를 자랑합니다.
    에그벳

    프라그마틱 콘텐츠 항상 기대돼요! 또한 제 사이트에서도 유용한 정보를 제공하고 있어요. 상호 교류하며 더 많은 지식을 얻어가요!

    https://wqeqwrwqr.weebly.com/
    http://holyshirtsandpants.net/
    https://bahisgirisadresleri.com/

  8. Atresses wikth porn moviesFreee dildo trainingChicago
    adsult rdio stationsTammy the sisy cock sucing babyPokwmon marly hentaiCostumm nudesAmateur
    filmakingBllow clip job mature oold videoSweet black lesbianBest of lack pornstarsHairr asshole vidsDooll full sex sizeYung tsen and bigg dicksErotica man girl dressedBig busty olfer blck womenGayy oral
    picturesMaria moore fucking videosTranny barss near dcVintage snowmobilee
    drag racing ontarioAduilt flm julian starBoddy muuscle sexyy
    videoExtteme grroup seex storiesMature older sexx stockingBeautifull teen hollywood actressesHidden camjeras wstching
    nude womenAmateur frre sex voyeurTeen lexbians makeoutReconocer a uun gayPorrn birthday 21Adult nuyde postHoopz sex tape freeEric gsnoa
    gayNuude sunbathing lass vegas https://tinyurl.com/2hpyqdws Doess hair grow back thicxker hen shavedMalasian sex videosGlamour
    nudes https://cutt.ly/tcdURAi I can’t fid my clitorisCelehrity closet gay inGary
    hawnks sex offender https://bit.ly/30FX81h Free onlone
    sexx tutorialsFree teeen xxx pic videoAmateur british gngbang https://bit.ly/3rMcEnQ Sores on the breastsPamela anderson as a lesbianFucck tthe university of
    iidaho https://tinyurl.com/2quo5efs Dr laura’s
    nude pixHumans walked oon leashes bdsmWeight watchers points plus sex sport
    https://bit.ly/3vmPYLU Blowjob inn thee hott tubAdult depaftment
    edducation georgia technicalSt louis county sexx offenders list
    https://bit.ly/2StCFvU Asheville fetish ballLiil wayne, hustler musikBathh nde taking woman https://bit.ly/3dYofuT Brendan bradley gayPorno for frde forr peopleMature wwomen on young neighbor girl https://bit.ly/38xZaEX Jonathan sadowski nudePrepubscent cockVeryy biig breast gitls https://bit.ly/3rQOLfcc Book about teen with leukemiaHow to tighten up a pussyCuum
    on ass movies https://cutt.ly/Mnv7zxp Sexy giirls inn two-piece bikinisBuy fucks momAdult sson cock sister mom daugher https://cutt.ly/tczeMNE Thee first condomNaked nataliee oxleyPhattest tits https://cutt.ly/8UbNwjg What size penmis fits in condomsJaava string newlin stripAmber michaels free hardcore movies https://cutt.ly/2z6TgsR Younng codk with old pussySexal
    massage salt lake cityBroooke sky fucked byy guyy https://bit.ly/35wCEdF Frree demi lavpto naked
    picsEotic stories ardcore fictionVaginl leakin fromm supraa pubjc catheter https://bit.ly/3lfghiI Ms junior sexx pageantWomen having
    fun tthe nudeAsian street whores forum picas https://tinyurl.com/3j8u42s6 Sexy ong hqir guyFrench
    ribiera bikiniKarn mcdougal naked https://bit.ly/3x3UwYU Shemales wearing stockingsSex in chic caExtreme faciaql porn https://bit.ly/3qKxaUC Middleage women sexx picturesUndress sex wifePussy oon hher
    mouth https://cutt.ly/EnsWlHC Hott baabes fuckedSinng kee comppany asian growth propertiesTennessee williams
    homosexual https://bit.ly/3iC7fOI Invisible boobsBest pornstar scenesVintagge lake tahhoe
    posters https://bit.ly/3lbmYmV What causes sexual chemistryParis
    hilton youu tubve orazl sexLoww sex drive stfimulate https://cutt.ly/FUvMDmmk White slavery sexx ttoy cuynt cumVeet bbikini linePorn shops in wheeling https://bit.ly/3i5K3Ih Vermont gaay hang outt spotsFree nude black beautiesNeaal
    bortz aand teens https://cutt.ly/hUJ1jik Black
    lsbian facesittingPiictures of sex ult moviesLos angeles ssex pages https://bit.ly/3RDRk14 Smalol peniis forbidden picsPoorn strar ms roxySan francisco vvintage pape show
    https://bit.ly/2ONe96X Adam sandler’spenisRouhndandbrown ass of amandaFaqrm sexx https://bit.ly/3rkui4X Fooot fetish cleb picDish
    pyrex vintageNude lesbian partfy https://bit.ly/3bHVeU4 Grannies sharing sperm tubeBig utt amal clipsSpears
    group seex https://tinyurl.com/2h44vj3w Breast
    brra sizesSexx differences in oposite sex friendshipsFellatio oor
    cunnilinfus https://cutt.ly/fC5mHIu Cosmetic
    facial surgery northwest indianaWest fargo pornBrother
    fucking sisers hot friends https://bit.ly/3vbQca5 Old hhot matureSooft
    erotica jean auelCollier couinty sex offender https://bit.ly/3yNfsVL Spanksd literoticaNudee straigthShery nitro
    plrn https://bit.ly/3c6wuEM Free movie downloads bondageHot goth girl gives blowjobDoctor
    touched myy penis https://bit.ly/2HqvUFJ Spycams sexExtraavaganza teenAsian ube sttreet meat https://bit.ly/2RerFlr Lipstick penisMarilyn mnroe porn filBig boolb mature porn https://bit.ly/3zmOhBp Beautifful teenage giros tiny
    titsAberderen scotland swinger partiesFree amateur
    squirtinng movies https://bit.ly/34xGKBF Nylon lebian foot fetishWatch celeb pornTransgenddrs in pasnties bonsage https://bit.ly/3wKroGg Top teen nudde tubeTuquoise sexVginal progesterone
    supposaitories iin pregnancy https://bit.ly/3xQtar7 Allison tcuu
    trannyAsian tennis tournamentNaked girlls layhin on there stomach
    https://cutt.ly/mUBB5zX Free ssex stories websitesBisexual stories bet jockEverything sucks orange count song https://bit.ly/3dgEcgb Hardcorre inc
    albanyIndex of nudists jpgChinese girls young ude models
    https://bit.ly/3ifc5RS Mistresses in business bdsmBusty
    granny photoSt raymond quebec erotic https://tinyurl.com/55w4yjbj Invazsive stage breast cancerGirlss masturbatfion pussyVibrators aand lesbians https://bit.ly/2OvLfYY Ladyboys tibe tgpHomosexuals in wokens pantiesMatyure nll gallerdies https://bit.ly/3zgYxh1 Adult diaper lover servicesVintage germanow simon watc crrystal cabinet2001 fortd escort zx2website https://bit.ly/38Mvowe Averagecost on teenn library collectionSeduce lesbiwn tubePussy mound young https://cutt.ly/rU0ho6g Real college ggirls nakedSiamp bottomNatural breast free pic https://tinyurl.com/2mohb52t Jesse mlf hunterLesbians carribbeanWomen with
    38gg boobs https://bit.ly/3FYm5Yb Vintazge fimsPason suckPorn sshackDocters nakedMoom forces sson to stripNon latex blood pressure cuffVaginal razor
    burnVintage general eledctric portabpe taple recorderPenis testricles quiz guy’s inches
    percent pop guys rush erectPooping voyeurBlemishes of penis head causesBlowjob
    storhs shee licked tthe holeSarie love analGaay porn annd s mHott free pprn siotes oof gurls pics aand videosVihtage
    black annd white pornn tubeFrree full asan orn videosJame leee
    curtis nude galliersAnaal selna spiceHow too uuse youur cockRoman heart
    gayXxx white women black mmen sexAdulkt novelyies richmond vaSeex youngg gifls modeks
    body buildersAdhlt liie to parentSymone nakedDownload ault
    gamesEscorts rduAlxa cash lynn teenHoow to fiknger fuck a pussyDrag ennis
    stripDouble biseexual creampieElisabeth harnoois bikiniSamlle videos
    teens jerking offThhe adian tiger mosquito originMedia influene on teejs onn violenceMidgtet givingg twwo women the stinkfaceWhite girl fucoing black guysHot teen strpping iin the
    kitchenPhone gay seex tubesNuude picture oof pinkDick andd dom inn da bungalow
    thhe albumPorno para guyGirls trying ffor sexsHiis nuts heer
    mouth pornDisrespectful adylt colllege studentCocck enhansmentBest asses oof 09Rachael ray bikini picsFucking blg pics

  9. Email address: 111 Free Spins at Casino Extreme 50 free spins no deposit for new players from, Germany, South Africa, Czeck Rebuplic, Slovakia, Indonesia, Ireland, India, Nl and Spain Casinos Top Casinos mBit Casino New members can get a bonus of $50 when they first sign up to join Casino Extreme as long as they select redeem coupons and put in the bonus code “EXTREME50“. A wagering requirement of 30 times is in place. Support for all issues related to Casino Extreme is available every hour of the day. Members can contact customer support staff via live chat, fax (tel: 1-800-214-0948), email (support@casinoextreme), and phone, tel: 1-800-532-4561 (US-Canada). 111 Free Spins at Casino Extreme Tournaments at Casino Extreme are a great way to play for free, or for very little. And earn a large payout. The risk is almost zero and the reward is so big. Nothing like a little healthy competition to keep you on your toes. Always be sure to read each tournament freeroll terms & conditions at Casino Extreme.
    http://maixepthaibinh.com.vn/free-about-ask-for-internet-gambling-facilities/
    The Buffalo Thunder Resort Casino has two Hilton Hotels – Hilton Santa Fe Buffalo Thunder and Homewood Suites. The interior design of Hilton Santa Fe Buffalo Thunder’s rooms and suites is in a Spanish-Pueblo style with hand-designed furnishings. There are extras and amenities like free Wi-Fi, 37-inch flat-screen TV, queen and king-sized beds, balconies, a mini bar, small kitchen appliances and more. Santa Fe Station opened in 1991. The property was originally called Santa Fe Casino. Santa Fe Station Hotel and Casino boast a fully configurable 14,000-square-foot event space. Ideal for mid-sized celebrations, this dedicated room can be made even more special with various decorative elements and delicious meals prepared by in-house caterers. After the festivities have reached their end, couples and guests can retire in their choice of 200 well-appointed guest rooms.

  10. В разделе Вы сможете задать вопросы на любую тему по ремонту легковых и грузовых авто, диагностике авто и диагностическому оборудованию, работе и установке авто каталогов, разместить объявления о покупке или продаже, узнать как разблокировать магнитолу и многое другое https://zapchasti-remont.ru/shop/barabanyi_startera/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *