Você sabia que o Brasil já foi desclassificado do Oscar?

“Pixote, a Lei do Mais Fraco” estava selecionado mas por um erro ficou de fora do Oscar

Uma das maiores lamentações do cinéfilo brasileiro é o fato do Brasil ainda não ter vencido um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ou Internacional, apesar de já ter chegado bem perto.

Curiosamente, mesmo o Brasil já tendo sido indicado à categoria quatro vezes: em 1963, com “O Pagador de Promessas”; em 1996, com “O Quatrilho”; e em 1998, com “O Que é Isso, Companheiro?”, foi em 1982 que o país mais esteve perto de sair vencedor e, por um erro, foi desclassificado.

“Pixote, a Lei do Mais Fraco”, de Hector Babenco, estreou no Brasil em setembro de 1980 e foi o filme selecionado pela Embrafilme para concorrer a uma vaga ao Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro em 1982.

No entanto, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, havia deixado suas regras para os filmes estrangeiros mais rígidas desde o início da década de 80, limitando a janela de lançamento para os filmes de outros países.

Detalhando: para que um filme estrangeiro concorresse ao Oscar de 1982, ele deveria ser lançado em seu país de origem entre os dias 1 novembro de 1980 e outubro de 1981, tendo pelo menos 7 dias de lançamento com a venda de ingressos.

Quando estreou nos Estados Unidos em 1981, “Pixote, a Lei do Mais Fraco” teve uma recepção muito positiva do público e da crítica, com o nome da atriz Marília Pera chegando a ser cogitado a uma nomeação ao Oscar. Infelizmente, o que parecia um sonho virou frustração.

Alguns dias após o Brasil confirmar a submissão do filme como candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, a Academia emitiu um telegrama à Embrafilme informando que o filme não cumpriu os requisitos da data de estreia no Brasil e que, portanto, estava desclassificado.

A Embrafilme então solicitou à Academia uma reunião para entender o motivo da desclassificação e a explicação veio: “Pixote, a Lei do Mais Fraco” havia estreado no Brasil em setembro de 1980, quando só poderia ter sido lançado a partir de novembro do mesmo ano.

Representantes da Embrafilme alegaram que a estreia de “Pixote, a Lei do Mais Fraco” no Brasil era uma “preview” – conforme constava no regulamento da Academia -, o que no entendimento deles era uma pré-estreia.

Para a Academia, a palavra preview significava uma exibição de testes ou, no máximo, um evento bastante exclusivo, como a exibição do filme para os patrocinadores ou elenco.

Com isso, a campanha do filme no Oscar foi desmontada. Ainda assim, “Pixote” conseguiu ser indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 1982, mas perdeu o prêmio para o britânico “Carruagens de Fogo”. No Oscar, o vencedor foi o húngaro “Mephisto”.

O Oscar 2023 está vindo aí! Para quem vai a sua torcida na categoria de Melhor Atriz?

  • Cate Blanchett, “Tár”
  • Ana de Armas, “Blonde”
  • Andrea Riseborough, “To Leslie”
  • Michelle Williams, “Os Fabelmans”
  • Michelle Yeoh, “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Fonte: UOL Cinema

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *