A 95ª cerimônia do Oscar será realizada no próximo domingo, dia 12 de março, e promete ser acirrada em algumas categorias das mais aguardadas, como a de Melhor Atriz e a de Melhor Atriz Coadjuvante. Com isso, muita gente se pergunta: É possível acontecer um empate no Oscar?
Antes de mais nada, sim! A votação do Oscar pode terminar em empate. Como a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, órgão responsável pela organização, conta com um quadro de votantes de mais de 9 mil pessoas, é bem raro que isso aconteça, mas não impossível.
O processo é simples: Quando dois indicados lideram a votação de uma categoria com a mesma quantidade de votos, ambos levam a estatueta. E isso já aconteceu em 6 ocasiões diferentes até a premiação de 2023.
A seguir, nós de CineBuzz relembramos os casos de empate que já aconteceram na história do Oscar. Confira:
O MAIS RECENTE
O caso mais recente aconteceu em 2013, quando os filmes “A Hora Mais Escura” e “007: Operação Skyfall” empataram na categoria de Melhor Edição de Som – posteriormente unificada com a categoria de Melhor Mixagem de Som, virando assim a categoria de Melhor Som.
Na ocasião, o ator Mark Wahlberg leu o resultado do envelope e se mostrou confuso: “E o Oscar vai para… Temos um empate! Não estou brincando: nós realmente temos um empate”, disse.
Paul N.J. Ottosson, o editor de som de “A Hora Mais Escura”, fez o primeiro discurso, seguido por Per Hallberg e Karen Baker Landers, de “Operação Skyfall”.
O MAIS FAMOSO
O mais célebre empate do Oscar aconteceu em 1969, quando Katharine Hepburn e Barbra Streisand dividiram o prêmio de Melhor Atriz ao receberem 3030 votos cada.
Hepburn foi premiada por sua performance como a Rainha Eleanor de Aquitânia no drama histórico “O Leão no Inverno”. No entanto, como era um costume da atriz, ela não compareceu à cerimônia.
Já a cantora Barbra Streisand estreou nos cinemas levando o Oscar por sua atuação como a protagonista Fanny Brice, no musical “Funny Girl: Uma Garota Genial”.
OUTROS EMPATES
Em 1932, um empate também aconteceu na categoria de Melhor Ator. Na 5ª cerimônia da história do Oscar, Fredric March (“O Médico e o Monstro”) e Wallace Berry (“O Campeão”) compartilharam o prêmio.
Em 1950, “So Much for So Little” e “A Chance to Live” levaram o prêmio de Melhor Documentário de Curta Metragem; em 1987 “This Is All You’ve Got” e “Down and Out In America” dividiram a estatueta de Melhor Documentário; e em 1995 “Trevor” e “Franz Kafka’s: It’s a Wonderful Life” compartilharam o troféu de Melhor Curta-Metragem.
Será que um empate acontecerá no Oscar de 2023? A 95ª edição do Oscar será transmitida no Brasil pelo canal pago TNT e pela plataforma HBO Max.
O Oscar 2023 está vindo aí! Para quem vai a sua torcida na categoria de Melhor Filme?
- “Nada de Novo no Front”
- “Avatar: O Caminho da Água”
- “Os Banshees de Inisherin”
- “Elvis”
- “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”
- “Os Fabelmans”
- “Tár”
- “Top Gun: Maverick”
- “Triângulo da Tristeza”
- “Entre Mulheres”
Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!
Fonte: UOL Cinema