Para muitos fãs ainda parece recente, mas na verdade este 2023 marcará oito anos desde a morte de Satoru Iwata, o ex-presidente da Nintendo. Sua morte prematura devido à doença desencadeou todos os tipos de dedicatórias e homenagens em todo o mundo, pois ele era um homem amado não apenas em sua empresa e por seus fãs, mas também por toda a indústria de videogames.
Houve muitos outros exemplos e reações emocionais das pessoas mais próximas a ele, como Shigeru Miyamoto e Masahiro Sakurai, mas como sempre acontece, o tempo está deixando para trás esses gestos para que a dor dê lugar à melhor memória.
É por isso que ficamos chocados ao ler seu nome em alguns créditos novamente, especificamente nos créditos de The Super Mario Bros. Movie no cinema. Não é uma dedicação direta, já que a Illumination presta homenagem ao animador Laurent De la Chapelle com seu trabalho, mas nos créditos eles queriam reconhecer o único desenvolvedor e executivo japonês. Especificamente, o próprio Furukawa aparece como presidente da Nintendo e abaixo, na mesma imagem, Satoru Iwata como ex-presidente.
Foi Satoru Iwata quem finalmente concordou em trazer as franquias da Nintendo para dispositivos móveis… e também aquele que esteve em negociações com a Universal e a Illumination desde o início para trabalhar em parques temáticos e filmes. No final, também parece que foi ontem, mas foi em maio de 2015 quando o acordo com a Universal foi anunciado que mais tarde levaria aos parques e filmes que os fãs desfrutam hoje. Evidentemente, essas negociações ocorreram ao longo de muitos meses antes da recaída de Iwata-san na saúde.
[SPOILER] Além da menção especial nos créditos, em uma das cenas finais em Brooklyn no filme há um desenho de um dos personagens de Balloon Fight, um dos jogos de 8 bits que aparecem no filme Super Mario Bros. e é icônico porque foi programado pelo próprio Iwata-san, inclusive apresentando aquela mecânica característica de voar que acabou sendo usada para nadar no jogo Mario.
Fonte: Gamereactor