• facebook
  • instagram
  • twitter
  • youtube
  • twitch

Basquiat chega ao CCBB do Rio de Janeiro – Saiba mais sobre o artista

by Isabella Pereira

11th Novemeber, 2018

Jean-Michel Basquiat

Chega amanhã (12) ao CCBB do Rio de Janeiro a exposição que reúne obras da Coleção Mugrabi do artista Jean-Michel Basquiat. O artista, que faleceu em 1988 aos 27 anos devido uma overdose, teve a rua como tema e tela em muitos de seus trabalhos, influenciando outros artistas como o muralista Kobra. A exposição é particular e pertence a apenas um dono. Após passar por São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, chega ao Rio com 4 obras inéditas.

Basquiat teve sua primeira exposição aos 20 anos e foi o primeiro negro a fazer sucesso na arte nos EUA. Além disto, é o artista americano mais caro da história, já namorou Madonna e teve uma banda de noise music. Mas se você não sabe quem é Basquiat, aqui vão mais algumas informações e imagens para se familiarizar com sua obra.

Basquiat e cultura pop

Diferentemente do que muitos pensam, Basquiat não era pobre e nem grafiteiro. Ele teve incentivo à arte desde cedo: sua mãe o levava para visitar museus desde os 5 anos de idade. Talvez por achar que desenhos de  meninos de 5 anos eram mais reais, seus traços remetem a uma criança desta idade. Desta forma, justifica-se também a presença de um tema comum: desenhos animados e quadrinhos.

Segundo o curador e organizador da exposição, Pieter Tjabbes, Basquiat chegava a afirmar “Eu sei desenhar, mas luto contra isso“. Isto explica justifica a falta de apelo estético ao “belo” em suas obras.

Gray’s Anatomy. Com A, e não com E.

Enquanto se recuperava se uma cirurgia, aos 7 anos de idade, Basquiat recebeu de sua mãe o livro de medicina Gray’s Anatomy. Isto também influenciou muito suas pinturas, nas quais a anatomia do corpo humano é outro tema bem comum. Como pode se perceber pelas informações acima, ele tinha grande interesse na cultura pop e gostava muito de Alfred Hitchcock.

Mesmo após sua morte, Jean-Michel Basquiat continua alcançando muito os jovens. Inclusive, este ano foi lançado um livro da Darkside Books no qual uma de suas ilustrações estampa a capa. A obra em questão é A Vida não me Assusta. O livro de poesias foi escrito por Maya Angelou com pinturas originais do artista.

Exposição

Devido à rápida ascensão de Basquiat são pouquíssimas suas obras que estão em museus públicos. Isto torna a exposição do CCBB uma oportunidade ímpar de estar em contato o artista. As visitações se darão a partir de amanhã e ocorrerão até janeiro de 2019. Saiba mais sobre a programação.

by Isabella Pereira