GeekView | Conto: Defeito na cama gelada

Defeito na cama gelada” é um conto escrito por Renan Bernardo e foi publicado na antologia “Fogo de Prometeu, Contos Fantásticos”, obra organizada por Paola Giometti que reuniu quinze autores nacionais.

A história possui apenas seis páginas e provavelmente é nesse momento que você, leitor, deve estar se perguntando “Por que não falar sobre o livro como um todo?” ou “Qual a necessidade de se escrever uma resenha para uma história de apenas seis páginas?”

Então antes de ir a resenha gostaria de esclarecer esses pontos…

No dia 08/04/2017, nós da Geekstart estivemos no evento da LiteraCaxias que ocorreu no SESC de Duque de Caxias, lá tive a oportunidade de conhecer o Renan Bernardo, autor da obra e um dos palestrantes do evento. Renan, em determinado momento, apresentou três de seus trabalhos: “A sala do tempo”, “Vilões” e por fim mas não menos importante “Fogo de Prometeu” (este adquirido por mim).

Ainda no dia do evento, tive o prazer de trocar uma ideia com o Renan e pegar seu autógrafo em meu exemplar. Nesse meio tempo me comprometi em fazer uma resenha sobre sua história e por isso me antecipei em ler seu trabalho antes dos demais contos do livro, mas prometo a vocês que irei trazer uma resenha completa da obra mais pra frente.

Então vamos à resenha… Por conta do seu tamanho reduzido, não sei se propositalmente para padronizar com os demais contos ou por mera coincidência. Li a história em minutos e minha reação ao terminá-la foi de entusiasmo e orgulho de ver a literatura nacional se renovar com autores talentosos como Renan. Em apenas seis páginas, o escritor foi capaz de criar um universo com reviravoltas, dilema moral e me fez refletir sobre a vida e a pós vida, sobre o que é realidade e o que é ilusão. Ele apresenta a história como anotações em um diário, uma pegada filosófica no melhor estilo Matrix e te faz desejar que aquelas seis páginas se multipliquem em um livro sobre o tema, mas que não haja necessidade para tal. A história é perfeita dentro das seis páginas em que se propõe ser apresentada.

Com isso, deixo aqui minha indicação aos leitores, procurem os trabalhos de Renan Bernardo que certamente valerá o tempo de vocês.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.