• facebook
  • instagram
  • twitter
  • youtube
  • twitch

Governo brasileiro quer fechar parceria com SpaceX e Boeing para o lançamento de foguetes!

by Marcus Souza

8th April, 2018

Segundo o UOL, o Governo Federal quer fechar parcerias com empresas como a SpaceX e a Boeing para que elas lancem alguns de seus foguetes no Centro de Lançamentos de Alcântara, no Maranhão. Caso tudo corra bem, a implementação dos projetos deve acontecer até 2021.

De acordo com Luiz Fernando Aguiar, presidente da Comissão Coordenadora de Implementação de Sistemas Espaciais da Força Aérea Brasileira, nenhum contrato foi fechado por enquanto, mas as negociações estão acontecendo. Para o Ministério da Defesa, a parceria poderia fazer com que o Centro de Lançamentos de Alcântara arrecadasse cerca de US$ 1,5 bilhões ao ano. Em novembro de 2017, executivos da Boeing, Microcosm, Lockheed Martin e Vector Space Systems estiveram no Brasil para conhecer o Centro e o complexo aeroespacial de São José dos Campos. Representantes da SpaceX também foram convidados, mas tiveram de cancelar a vinda poucos dias antes da data marcada.

Além do acordo entre as partes, o contrato precisa de uma aprovação do governo dos EUA, que requer um termo de salvaguardas tecnológicas, para garantir o acesso e direitos sob tecnologias de ponta do país e de empresas em parcerias internacionais. Em dezembro, Raul Jungmann, o Ministro da Defesa, esteve nos EUA para apresentar sua proposta, que está em análise no Pentágono.

Mais informações devem chegar nos próximos meses.

by Marcus Souza