Quem acompanha as descobertas e aventuras de Anita em Mar do Sertão não imagina que, por trás da beata, há uma atriz totalmente cosmopolita, ligada nas trends e um verdadeiro sucesso na internet. Julia Mendes, que interpreta a personagem queridinha do público na novela das seis da Globo, se distancia tanto de si mesma para dar vida à sacristã que dificilmente as pessoas costumam associá-la à personagem.
“Anita foi uma grata surpresa em minha vida, porque ela realmente é tudo de mais diferente que eu já fiz como atriz”, confessa Julia em entrevista à Tangerina. “Ela é do Nordeste, tem outro tipo de sotaque, é de outro tempo –uma beata, que vive no sertão, é recatada, tímida, com os valores tradicionais extremamente fortes dentro dela.”
Em comparação a si mesma, Julia Mendes encontra dezenas de diferenças entre ela e a personagem “A Julia é uma mulher cosmopolita, da cidade grande, comunicativa, fala com as mãos. Foi um presente, porque as pessoas estão acostumadas a me ver mais ativa e rápida nas falas. Então, quando dizem que não conseguem nem lembrar que eu sou a Anita, encaro como um elogio”, pontua. “É uma personagem tão diferente da minha realidade, e é muito bom conseguir acessar isso até os outros esquecerem a Julia e só verem a Anita ali, é maravilhoso.”
Dividida entre a Globo, a Netflix (ela atuou em Todo Dia a Mesma Noite, série sobre o incêndio da boate Kiss) e seu trabalho como influenciadora na internet, Julia Mendes transita muito bem entre as massas e acaba conquistando as mais diversas gerações. Sua marca na internet começou com a instabilidade da carreira de atriz na pandemia e, por meio da página Juju Me Conta Tudo, ela pôde mostrar ao mundo seus projetos como humorista –que serviram como vitrine da sua atuação.
“Você tem que ser polvo atualmente. Não dá mais para ficar esperando uma ligação para fazer uma série, novela, filme ou peça. Eu realmente tive que ir lá e fazer isso por mim mesma”, explica. “Todo mundo sempre me disse que eu era muito comunicativa, ao mesmo tempo tinha essa questão do humor genuinamente dentro de mim, de uma maneira espontânea. Então eu falei: ‘Ué, por que não começar a fazer uns vídeos na internet como atriz?’.”
Ainda assim, Julia Mendes sente a pressão que é conciliar seus trabalhos como atriz com os trabalhos autorais da internet. “Eu amo poder falar o que eu quiser, da maneira que eu quiser, mas trabalhar com internet é uma loucura para nossa ansiedade”, desabafa.
A atriz acrescenta que a necessidade de manter uma frequência nas postagens acaba sendo exaustiva. “Estou fazendo uma novela, mas tenho que seguir com o meu canal, senão o algoritmo me derruba. Então, às vezes é tão bom só chegar na Globo, decorar meu texto, gravar, fazer o que o diretor manda. Meu canal depende única e estritamente de mim, mas tem dias em que eu gostaria que não dependesse, porque chego exausta da gravação”, confessa.
“Minha cabeça está completamente a mil, e eu não tenho criatividade o suficiente para pensar num roteiro de um próximo vídeo. I isso realmente me tira do ar, porque fico preocupada. Só que eu entendi que preciso priorizar minha saúde mental e não deixar o algoritmo do Instagram me derrubar.”
Daqui para a frente, Julia busca ainda mais pluralidade em sua carreira, e quer até se arriscar como apresentadora. “Se você não fizer por você, não adianta. Hoje em dia, tem que ser plural, a gente não pode ter medo. Quero ser atriz, apresentadora, fazer um monólogo –acho que isso só soma, sabe?”, finaliza.
Fonte: UOL Cinema