Ben Stiller tem ‘orgulho’ de Trovão Tropical

Trovão Tropical serve como crítica para artistas que acham que podem fazer tudo, segundo Robert Downey Jr.

Uma das comédias que mais chamou atenção nos anos 2000, Trovão Tropical (2008) foi alvo de diversas polêmicas por conta de blackface do personagem Kirk Lazarus, interpretado por Robert Downey Jr. Porém, Ben Stiller (Tugg Speedman) revelou como sente “orgulho” do filme, que foi dirigido por ele mesmo.

Vale lembrar como, no filme de ação satírico, Kirk Lazarus é um ator australiano do método que passa por uma cirurgia de “alteração de pigmentação” para escurecer a pele, com intuito de interpretar um personagem negro em um filme de guerra. Downey Jr. foi indicado ao Oscar 2009 de Melhor Ator Coadjuvante (perdeu para Heath Ledger, de Batman: O Cavaleiro das Trevas).

+++LEIA MAIS: Robert Downey Jr. nega blackface em Trovão Tropical: ‘É sobre como é errado fazer isso’

Além do blackface, Trovão Tropical também foi criticado pela representação de personagens deficientes. Na trama, Tugg Speedman interpreta um personagem chamado Simple Jack em um filme, que deveria ser uma sátira de atores que buscam aclamação interpretando papéis deficientes.

Nas redes sociais, Ben Stiller respondeu um fã, que pediu para o ator “parar de se desculpar” pelo filme. “Não peço desculpas por Trovão Tropical. Não sei quem te disse isso,” escreveu no Twitter. “Sempre foi um filme controverso desde quando estreamos. Orgulhoso disso e do trabalho que todos fizeram nele.”

+++LEIA MAIS: Robert Downey Jr. pagou a clínica de reabilitação de Armie Hammer

O que Robert Downey Jr. fala sobre Trovão Tropical?

Durante entrevista no The Joe Rogan Experience em 2020, Robert Downey Jr. foi questionado se Trovão Tropical seria feito hoje em dia – e toda polêmica por trás do blackface. “[Ben Stiller] sabia exatamente qual era a visão para isso, ele a executou, era impossível não ser um pesadelo ofensivo de um filme,” afirmou.

“E 90% por cento dos meus amigos negros diziam: ‘Cara, isso foi ótimo.’ Não posso discordar [dos outros 10%], mas sei onde está meu coração,” continuou o ator. “Eu acho que nunca é uma desculpa para fazer algo que está fora do lugar e fora do seu tempo, mas para mim isso explodiu [o problema].”

Acho que ter uma psicologia moral é o primeiro trabalho. Às vezes, você só precisa dizer: ‘Sim, eu esfriei.’ Em minha defesa, Trovão Tropical é sobre o quão errado [blackface] é, então eu faço uma exceção.

+++LEIA MAIS: Sherlock Holmes: Robert Downey Jr. produzirá série sobre detetive na HBO Max; conheça



Fonte: UOL Cinema

5 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *