Como Batman dos anos 1960 copiou fórmula das novelas para virar hit?

Pow! Bam! Zonk! Santas onomatopeias, Batman! Apesar da pluralidade de atores que viveram o Homem-Morcego no cinema (de Michael Keaton a Robert Pattinson), o público mais antigo ainda se lembra com carinho de Adam West (1928-2017), que interpretou o herói na série de TV dos anos 1960. A atração, que chegava ao fim há exatos 55 anos, fez sucesso ao copiar um elemento que até hoje é muito usado nas novelas: o gancho do final dos capítulos.

Ao contrário de outras produções seriadas, Batman (1966-1968) era exibida duas vezes por semana nos Estados Unidos, às quartas e às quintas-feiras. Assim, os roteiristas dividiam cada história em duas partes: o primeiro episódio apresentava o problema da vez, colocava o herói e Robin (Burt Ward) em uma enrascada e deixava no ar o suspense de como eles conseguiriam sair da enrascada –o que geralmente ocorria de maneira improvável e até ridícula, na linha exageradamente cartunesca adotada pela atração.

O curioso é que a separação dos roteiros inicialmente aconteceu à força. A série foi encomendada como uma produção de uma hora, mas a rede ABC só tinha espaços de meia hora em sua programação, o que obrigou os textos já prontos a serem desmembrados em dois. O incidente acabou se tornando o principal atrativo da série: o público ficava tão intrigado para saber o destino dos personagens que assistia à continuação no dia seguinte.

A estratégia foi tão bem-sucedida que a frase “na mesma bat-hora, no mesmo bat-canal” continua na memória dos espectadores, inclusive de alguns que sequer tinham nascido quando a série era exibida, mais de meio século depois –até o clássico mexicano Chaves (1973-1980) brincou com o bordão em alguns de seus episódios.

Na segunda temporada, os roteiristas já conheciam a fórmula do sucesso e a levaram para um outro nível com a inclusão de algumas histórias divididas em até três partes –uma delas mostrava o Pinguim (Burgess Meredith) e o Coringa (Cesar Romero) trabalhando juntos, em uma dor de cabeça daquelas para Batman e Robin!

Já um dos vilões mais populares do primeiro ano quase sumiu da atração nos novos episódios: intérprete do Charada, Frank Gorshin (1933-2005) recebeu uma indicação ao Emmy pelo programa e decidiu pedir um aumento de salário. Os produtores recusaram e o substituíram por John Astin, que já era conhecido por ter vivido Gomez em A Família Addams (1964-1966).

Depois de produzir incríveis 60 episódios apenas no segundo ano, Batman começou a perder audiência e entrou na terceira temporada em estado de alerta. Os produtores inseriram Barbara Gordon, a Batgirl (Yvonne Craig), para atrair o público feminino e mais jovem. Filha do comissário Gordon (Neil Hamilton), a heroína ainda era uma novata no mundo dos quadrinhos, tendo feito sua estreia no ano anterior.

Batman também passou a exibir apenas um episódio por semana, abrindo mão das histórias divididas em duas partes. Mas começou a usar outra estratégia retirada diretamente das novelas para atrair o público: o infame “a seguir, cenas dos próximos capítulos”. No caso, o vilão do capítulo seguinte era apresentado após o desfecho da história do dia, aguçando a curiosidade de quem queria ver o antagonista em ação.

Com a audiência em queda livre, a ABC decidiu cancelar a série. A rival NBC até se ofereceu para resgatar Batman, mas mudou de ideia quando descobriu que os cenários da atração tinham sido destruídos –ficaria caro demais reconstruir tudo do zero, tornando a continuidade da produção inviável. Assim, o Homem-Morcego fechou sua aventura televisiva em 14 de março de 1968, depois de 120 episódios divididos em três temporadas.

A série do Batman não está disponível nos streamings brasileiros, mas o Star+ conta com o filme Batman: O Homem-Morcego (1966), que conta com o mesmo elenco da atração televisiva. No longa, Batman e Robin enfrentam quatro vilões de uma vez só: Mulher-Gato (Lee Meriwether, substituindo Julie Newman), Coringa, Pinguim e Charada.

Fonte: UOL Cinema

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