Katharine Hepburn é a maior atriz do Oscar e aqui estão os porquês

Ao longo de 94 edições, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood já premiou 77 intérpretes com o Oscar de Melhor Atriz. E até hoje, ninguém (dentre homens e mulheres) ganhou tantas estatuetas quanto Katharine Hepburn, recordista absoluta com 4 vitórias entre 12 indicações.

Hepburn detém o recorde desde 1982, quando venceu seu quarto prêmio como Melhor Atriz, por “A Casa do Lago”. Além de maior vencedora dentre os atores, outro fato que impressiona, é que as 12 indicações da atriz são todas na categoria principal, nunca como coadjuvante.

Nascida em 12 de maio de 1907, em Connecticut, nos Estados Unidos, Katharine sempre foi diferente. Quando criança, ela criou para si uma persona masculina chamada de Jimmy e pedia à família que a chamasse desse jeito. 

No início dos anos 1930, Katharine fez sucesso na Broadway e logo partiu para Hollywood. Estreou em “Vítimas do Divórcio”, filme que lhe rendeu um contrato o prestigiado estúdio RKO.

Considerada “masculina demais” para os padrões de Hollywood da época, Katharine era conhecida por usar calças e se recusava a usar vestidos e maquiagem quando não estava atuando. Em 1933, a revista Movie Classics chegou a publicar um artigo intitulado “Vão existir calças para mulheres?” devido à polêmica.

Em 1934, aos 26 anos, ela recebeu sua primeira indicação ao Oscar e já saiu vencedora. No entanto, avessa às tradições hollywoodianas, Katharine não compareceu à cerimônia. E o mesmo se repetiu a cada nova indicação. Foram quatro Oscars conquistados e nenhum discurso por parte da atriz.

Nas décadas de 1950 e 1960, diminuiu o ritmo de trabalho, mas ainda assim conseguiu o feito de vencer dois Oscars em anos consecutivos, por “Adivinhe Quem Vem Para Jantar”, em 1968, e por “O Leão no Inverno”, em 1969. Neste último, Katharine empatou em número de votos com Barbra Streisand na categoria.

Com o passar dos anos, a idade avançada fez com que Katharine reduzisse seus papéis a personagens secundários. Tempo suficiente para vencer seu quarto e último Oscar, pelo filme “Num Lago Dourado”, em 1982.

Sobre a categoria de Melhor Atriz

A categoria existe desde a primeira cerimônia, em 1929, mas nos primeiros dois anos consagrava todos os trabalhos de uma atriz no respetivo ano.

Na terceira cerimônia, a regra mudou, com apenas um dos filmes a ser citado no prêmio final embora com mais de um filme representar a atriz indicada.

Finalmente, a partir da quarta cerimônia, em 1931, o atual sistema entrou em vigência, de que é a interpretação em um determinado filme de condiciona cada atriz à nomeação.

Até a oitava cerimônia, em 1936, o prêmio destinava-se a todas as atrizes (principais e coadjuantes), somente a partir da nona cerimônia, em 1937, a categoria dividiu-se entre Atriz Principal e Atriz Coadjuvante, o que se mantém até hoje.

Meryl Streep é a mais nomeada ao Oscar de Melhor Atriz, com 17 nomeações (e outras quatro de Atriz Coadjuvante).

Jessica Tandy é a mais idosa vencedora do Oscar de Melhor Atriz, ganhando aos 80 anos por “Conduzindo Miss Daisy”, e Marlee Matlin é a mais jovem de todas, conquistando a estatueta aos 21 anos por “Filhos do Silêncio”.

O Oscar 2023 está vindo aí! Para quem vai a sua torcida na categoria de Melhor Atriz?

  • Cate Blanchett, “Tár”
  • Ana de Armas, “Blonde”
  • Andrea Riseborough, “To Leslie”
  • Michelle Williams, “Os Fabelmans”
  • Michelle Yeoh, “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Fonte: UOL Cinema

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *