Quem foi o primeiro vencedor de Melhor Filme do Oscar?

Prêmio, que chega à 95ª edição no próximo domingo, foi entregue pela primeira vez em 1929

Já imaginou os vencedores do Oscar sendo anunciados três meses antes da cerimônia? Isso é impensável hoje em dia, e a menos de uma semana da 95ª edição, decidimos relembrar como foi a primeira cerimônia e quem foi o primeiro vencedor do Oscar de Melhor Filme.

A primeira cerimônia do Oscar ocorreu em uma quinta-feira, 16 de maio de 1929, e contemplava filmes lançados entre agosto de 1927 e agosto de 1928. De acordo com o jornal britânico Metro, a premiação durou apenas 15 minutos e, sem transmissão de rádio ou TV, foi acompanhada por apenas 270 pessoas presentes em um salão do Hollywood Roosevelt Hotel, em Los Angeles, nos Estados Unidos. 

A edição inaugural do Oscar teve 12 categorias, sendo as principais a de Melhor Filme, vencida por “Asas” (Wings), que também levou uma estatueta na categoria de Melhores Efeitos de Engenharia, e a de Melhor Qualidade Artística de Produção , vencida por “Aurora” (Sunrise – A Song of Two Humans), categoria que deixou de existir no ano seguinte.

Outro grande vencedor da noite foi “Sétimo Céu” (7th heaven), que faturou os prêmios de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Diretor em Filme de Drama. Outra diferença em relação à premiação atual é que os atores foram contemplados por suas atuações em mais de uma obra.

Emil Jannings, vencedor como Melhor Ator, esteve em “A última Ordem” (The Last Command) e “Tentação da Carne” (The way of all flesh). Já a Melhor Atriz, Janet Gaynor atuou em “Sétimo Céu”, “Aurora” e “O anjo das Ruas”.

Os demais premiados foram:

Melhor Direção de Arte: William Cameron Menzies, por “The Dove” e “A Tempestade”

Melhor Direção em Filme de Comédia:  Lewis Milestone, por “Dois Cavaleiros Árabes”

Melhor Roteiro Original: “Underworld”

Melhor Cinematografia: “Aurora”

Melhor Título (categoria que também deixou de existir no ano seguinte): “The Red Mill”

A Academia ainda entregou dois prêmios honorários para Charlie Chaplin, por “O Circo”, e para a Warner Bros., por “O Cantor de Jazz”.

Sobre “Asas”

Dois amigos apaixonam-se pela mesma mulher. Quando os Estados Unidos entram para a Primeira Guerra Mundial, ambos tornam-se pilotos. A relação dos dois está cada vez mais abalada, por culpa da mulher, mas eles precisam lutar pela sobrevivência.

“Asas” está disponível para aluguel na loja da Apple.

O Oscar 2023 está vindo aí! Para quem vai a sua torcida na categoria de Melhor Filme?

  • “Nada de Novo no Front”
  • “Avatar: O Caminho da Água”
  • “Os Banshees de Inisherin”
  • “Elvis”
  • “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”
  • “Os Fabelmans”
  • “Tár”
  • “Top Gun: Maverick”
  • “Triângulo da Tristeza”
  • “Entre Mulheres”

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Fonte: UOL Cinema

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *