Representantes do Congresso dos EUA estão preocupados com as práticas comerciais de consoles da Sony no Japão –

Normalmente, quando falamos sobre a Microsoft e a Sony na mesma frase nos dias de hoje, está relacionado à aquisição da Activision Blizzard por US $ 68,7 bilhões. Desta vez, não é diretamente sobre isso (mesmo que esta seja provavelmente uma nova tática para obter o acordo aprovado nos EUA) e é sim sobre a prática de negócios de consoles da Sony em seu país de origem, o Japão, que a Microsoft acredita que poderia violar os acordos comerciais EUA-Japão.

A questão foi levantada por um grupo de membros do Congresso dos EUA que estão pressionando o governo Biden a tomar medidas sobre o “mercado de videogames japonês desequilibrado, que estamos preocupados que possa ser resultado de uma prática comercial discriminatória que poderia violar o espírito do Acordo de Comércio Digital EUA-Japão”, como uma carta assinada pelos estados membros do Congresso preocupados (obrigado, Axios).

A carta ainda observa que a Sony tem uma participação de 98% do mercado de consoles high-end no Japão e que a empresa assina um acordo que procura manter os jogos japoneses longe dos dispositivos da Microsoft, o que, se for verdade, viola as leis antitruste e seria “uma séria barreira às exportações dos EUA com impactos reais para a Microsoft e os muitos desenvolvedores e editores de jogos dos EUA que vendem globalmente, mas veem seus ganhos no Japão deprimidos por essas práticas”.

O uso do termo ” console high-end” pela Microsoft é a maneira de remover a Nintendo dessa conversa, já que quando olhamos para as vendas de consoles em todo o Japão como um todo, geralmente sempre foi uma corrida de dois cavalos entre o PlayStation e o mais recente dispositivo da Nintendo. Mas, coincidentemente, já que a Microsoft e a Nintendo parecem ser as melhores amigas no momento durante o processo de aquisição da Activision Blizzard, a Microsoft não está entrando em outro titã japonês nessas alegações de violação de acordos antitruste e comerciais.

Após esta carta, a representante do Senado dos EUA, Katherine Tai, prometeu investigar a situação.

Representantes do Congresso dos EUA estão preocupados com as práticas comerciais de consoles da Sony no Japão



Fonte: Gamereactor

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *