Grande veículo de comunicação abandona o Twitter; entenda

A rede pública de rádio estadunidense NPR (National Public Radio) anunciou que não utilizará mais o Twitter para distribuir seus conteúdos, após ser classificada como “mídia afiliada ao Estado dos EUA” pela plataforma.

O rótulo do Twitter direciona a NPR para a categoria de porta-vozes do governo, como a RT — rede de televisão do Estado russo — e China Daily — jornal comandado pelo Partido Comunista da China. Por sua vez, a NPR é uma organização de comunicação social sem fins lucrativos, e financiada exclusivamente por iniciativas públicas e privadas.

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Não estamos colocando nosso jornalismo em plataformas que demonstraram interesse em minar nossa credibilidade e a compreensão do público sobre nossa independência editorial.

John Lansing, CEO da NPR, em um comunicado oficial enviado aos funcionários.

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Imagem: DCStockPhotography/Shutterstock
  • A NPR é a primeira grande organização a deixar a plataforma. Essa decisão é um reflexo claro da atual relação entre o CEO do Twitter e a imprensa.
  • Após o Twitter disponibilizar a verificação de conta para compras, as principais organizações de notícias e jornalistas individuais estão relutando em participar do sistema pay-to-play.
  • Grandes portais como o The Washington Post, Politico e Vox Media deixaram claro que não pagarão para manter a verificação para seus repórteres ou contas-chave. O The New York Times perdeu seu selo de verificação após se recusar a pagar.

A última publicação da NPR no Twitter aconteceu por volta das 10h da manhã desta quarta-feira, 12 de abril. Em uma thread, a rádio recomenda outras formas de encontrar seu conteúdo, como newsletters, seu aplicativo e outras redes sociais.

Mesmo que os conflitos gerados sobre os selos de verificações de conta já estejam circulando há meses, o embate entre Elon Musk e a imprensa geral ganhou grande destaque na última semana.

Rotular a NPR como ”afiliada ao estado” surpreendeu a organização e envolvidos, uma vez que o sistema de rádio já havia sido destacado pelo Twitter como um exemplo de organização de notícias pública que não se encaixa nesses critérios.

BBC também questiona tag

O CEO do Twitter decidiu rotular também a BBC — gerando outro grande atrito. A gigante da comunicação britânica entrou em contato diretamente com o CEO da plataforma para exigir a retirada da tag ”financiada pelo governo”. Musk rebateu afirmando que está trabalhando em “transparência máxima” para os usuários do Twitter.

Posteriormente, durante uma entrevista ao vivo com a BBC, o empresário contou que a tag poderia ser alterada para “financiado publicamente”. Segundo ele, essa mudança seria mais adequada já que o financiamento vem de taxas de licenciamento público, não do governo.

Com informações de The Verge

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Fonte: Folha | G1 | Olhar Digital

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