O Writers Guild of America é marcante pela primeira vez em 15 anos –

O Writers Guild of America ou WGA votou unanimemente a favor da greve após negociações fracassadas entre a guilda e a Alliance of Motion Picture and Television Producers ou AMPTP.

Na noite de ontem, o WGA divulgou o seguinte comunicado:

“Seguindo a recomendação unânime do Comitê de Negociação da WGA, o Conselho de Administração do Writers Guild of America West (WGAW) e o Conselho do Writers Guild of America, East (WGAE), agindo de acordo com a autoridade concedida a eles por seus membros, votaram por unanimidade para convocar uma greve, a partir das 12h01 de terça-feira, 2 de maio.

A decisão foi tomada após seis semanas de negociações com Netflix, Amazon, Apple, Disney, Discovery-Warner, NBC Universal, Paramount e Sony sob o guarda-chuva da Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP). O Comitê de Negociação do WGA iniciou esse processo com a intenção de fazer um acordo justo, mas as respostas dos estúdios foram totalmente insuficientes dada a crise existencial que os escritores estão enfrentando.

O comportamento das empresas criou uma gig economy dentro de uma força de trabalho sindical, e sua postura inamovível nessa negociação traiu o compromisso de desvalorizar ainda mais a profissão de escritor. Desde a sua recusa em garantir qualquer nível de emprego semanal na televisão episódica, à criação de uma “taxa diária” na variedade de comédia, à sua aposta no trabalho gratuito para argumentistas e na IA para todos os escritores, fecharam a porta à sua força de trabalho e abriram a porta à escrita como uma profissão inteiramente freelance. Nenhum acordo desse tipo poderia ser contemplado por essa associação.

O piquete começará amanhã à tarde.”

O piquete acontecerá fora dos escritórios da Netflix em Hollywood, da CBS TV City e de outros grandes locais de produção. Já ouvimos que vários shows noturnos estão interrompendo a produção devido à greve, a fim de apoiar o WGA.

A última vez que uma greve de roteiristas ocorreu foi há 15 anos, e isso resultou em grandes filmes e programas de TV sendo alterados devido à falta de roteiristas. Resta saber se esta greve terá um efeito semelhante na indústria cinematográfica.

Obrigado, Deadline.

O Writers Guild of America é marcante pela primeira vez em 15 anos



Fonte: Gamereactor

5 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *