São Paulo
A Netflix marcou para o dia 22 de novembro a estreia mundial de “Round 6: The Challenge”, competição polêmica baseada na série da plataforma e que reúne 456 pessoas do mundo todo num reality em busca do prêmio de U$S 4,56 milhões.
No programa, o público poderá ver até onde uma pessoa seria capaz de ir por dinheiro. As provas são semelhantes às vistas na série, como a boneca gigante que faz as pessoas ficarem imóveis e o corredor com pisos falsos. A diferença é que os competidores não correm risco de morte.
“Através de uma série de jogos, cada jogador será levado ao seu limite e forçado a se perguntar até onde irá para vencer, com alianças oportunistas, estratégias cruéis e traições oportunas a seguir”, disse um representante do programa à Variety.
Em fevereiro, participantes dessa competição ganharam o noticiário internacional com reclamações sobre os bastidores. Conforme publicado pela Variety e pela Rolling Stone norte-americana, os jogadores do programa descreviam a experiência como “desumana”, “cruel” e uma “zona de guerra”.
Um deles disse que foi levado para um galpão de aviões em Bedford, na Inglaterra. Ali, ele e cerca de 228 competidores precisavam ficar imóveis como estátuas em uma cabine de uma aeronave em temperaturas frias. Médicos precisaram ser chamados conforme algumas pessoas desmaiaram, conforme o jogador.
O desafio duraria duas horas, e se tornou uma provação de sete horas, conforme apurado pela Variety. O jogador afirmou ter sentido uma “forte dor de cabeça” e que o jogo “não era mais respeitável ou divertido para pessoas mais velhas”.
Outra jogadora disse ter visto outras pessoas passando mal. O boneco assassino parava de cantar e ela contou uma esperavam 26 minutos, sem se mexer, durante uma rodada inteira. “Na segunda vez que a música tocou, vi em minha visão periférica esquerda que uma garota estava balançando. Então ela simplesmente cedeu e você podia ouvir a cabeça dela bater no chão”, contou à Variety na ocasião.
Outra reclamação dava conta de que nas gravações o frio era tão grande que algumas pessoas pararam de sentir os dedos dos pés e que era desumano. Na ocasião, a Netflix disse que todos os competidores estavam preparados para qualquer prova.
Fonte: Folha de SP