Vale a pena usar aplicativos que prometem resfriar o celular?


Ferramentas podem reduzir temperatura do celular de forma indireta, ao sugerir o fechamento de apps que não estão sendo usados. Android e iOS têm recursos nativos para gerenciar bateria e memória. Aplicativos para Android e iOS prometem resfriar celular
Divulgação/Apple
Alguns aplicativos para Android e iPhone (iOS) prometem resfriar o celular, o que pode ser uma mão na roda em dias muito quentes ou quando o aparelho está sobrecarregado.
Eles reduzem a temperatura do smartphone de forma indireta, ao recomendar o encerramento do que não está sendo usado, mas que continua consumindo muita memória ou bateria, dois fatores que deixam o celular mais quente.
A instalação de um aplicativo pode não ser necessária, já que o Android e o iOS têm recursos básicos para gerenciar bateria e memória e, consequentemente, a temperatura do celular.
Estes recursos costumam ser encontrados na área de “Configurações” ou “Ajustes” de cada sistema.
A explicação é de Wesley Gonçalo Ramos, gerente de produtos da empresa de aluguel de aparelhos de informática Simpress, e Carlos Souza, gerente de operações da marca de seguros de celular Pitzi. Veja o que dizem os especialistas.
Vale a pena usar aplicativos para resfriar o celular?
Pode parecer contraditório instalar um aplicativo para reduzir o calor causado por outros aplicativos. Mas, em geral, as ferramentas que prometem resfriar o celular não têm grande participação no aumento da temperatura do aparelho.
“Um novo aplicativo pode gerenciar seu dispositivo, ou seja, alertar onde está o consumo e indicar comandos para liberar outros que rodam em segundo plano. Mas ele não aumentará o consumo de forma significativa”, diz Souza.
Neste caso, é importante analisar se o aplicativo realmente é confiável. Para isso, use a Play Store e a App Store para garantir que ele não pede acesso a informações desnecessárias, como seus contatos, e analisar comentários de outras pessoas sobre o serviço.
“É importante ressaltar que a temperatura dos dispositivos pode ser influenciada por outros fatores, como a utilização de cabos ou carregadores não originais ou de qualidade inferior. E isso, no geral, não é mapeado por estes programas, que estão limitados ao software”, diz Ramos.
Calor extremo pode afetar celular; veja como preservar aparelho
Por que o celular esquenta?
Como em qualquer eletrônico, as peças que ficam no interior do celular podem esquentar um pouco quando o aparelho está sendo usado. Isso acontece porque o aparelho dissipa a energia elétrica que passa por seus componentes.
É normal que o celular esquente um pouco principalmente quando está rodando aplicativos que exigem muito de sua capacidade, como jogos e streaming.
Mas, se o aparelho estiver aquecendo muito, a ponto de incomodar o uso, pode haver um problema. E, além de desconforto, a alta temperatura prejudica o desempenho do aparelho.
Por que carregador de celular esquenta e como evitar explosão
Como resfriar o celular sem usar outros apps?
Os celulares têm mecanismos contra o superaquecimento, mas, em alguns casos, pode ser preciso adotar medidas para conter as altas temperaturas. Veja as recomendações de especialistas:
Mantenha o celular longe do contato direto com o sol;
Evite usar capinhas emborrachadas, que podem concentrar o calor do celular;
Feche aplicativos em segundo plano;
Quando possível, desligue funções que não estão em uso, como GPS e Wi-Fi;
Evite manter o brilho da tela no máximo;
Evite usar o celular durante o carregamento;
Não use carregador ou cabos piratas – além de superaquecerem o aparelho, eles podem diminuir a vida útil da bateria;
Mantenha aplicativos e sistema operacional atualizados – as versões mais novas tendem a otimizar o funcionamento do aparelho;
Em casos extremos, desligue o celular e volte a ligá-lo depois de alguns instantes.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: como foram os primeiros testes de ‘carros voadores’ em Nova York
‘Golpe da renda extra me fez perder R$ 1.728’, diz vítima; entenda
Os casos de nudes feitos com inteligência artificial que preocupam autoridades
Como é o novo golpe que desvia PIX de compras online e o como evitá-lo

Fonte: Folha | G1 | Olhar Digital

12 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *