
Tudo sobre TikTok
A Universal Music Group (UMG) anunciou na terça-feira (30) que seu acordo de licenciamento com o TikTok não será renovado este ano. Em carta aberta à artistas e compositores, a gravadora acusou a plataforma de “tentar construir um negócio baseado na música, sem pagar o valor justo”, indicando um conflito de royalties entre as partes.
Para quem tem pressa:
- Segundo porta-voz da UMG, sem o acordo, todas as músicas serão removidas do serviço assim que o acordo expirar, o que acontece nesta quarta-feira (31);
- O conflito ocorre devido à gravadora querer compensações apropriadas para artistas e compositores, tema recorrente nas discussões de renovação de contrato;
- O TikTok se propôs pagar aos artistas e compositores um valor que é uma “fração da taxa” que as principais plataformas sociais em situação semelhante pagam, apontou a UMG na carta;
- A rede social representa cerca de 1% da receita total da UMG.
Leia mais!
A Universal Music e o TikTok possuem um acordo de licenciamento desde 2021. O contrato permite que usuários do aplicativo incorporem clipes do catálogo de músicas da UMG em seus vídeos. Sem a renovação, as músicas sob o guarda-chuva da gravadora serão retiradas da plataforma — a empresa representa artistas como Taylor Swift, Drake, Olivia Rodrigo, The Weeknd e Eminem.
À medida que nossas negociações continuavam, o TikTok tentou nos intimidar a aceitar um acordo que valesse menos do que o acordo anterior, muito menos do que o valor justo de mercado e não refletisse seu crescimento exponencial.
As táticas são óbvias: usar o poder da sua plataforma para prejudicar artistas vulneráveis e tentar intimidar-nos para aceitarmos um mau acordo que subvaloriza a música e engana artistas e compositores, bem como os seus fãs. Nunca faremos isso.
Sempre lutaremos pelos nossos artistas e compositores e defenderemos o valor criativo e comercial da música.
Universal Music em carta aberta aos artistas e compositores.
À Reuters, o TikTok referiu-se à narrativa da UMG como “falsa” e disse que as ações da gravadora não atendiam aos melhores interesses dos artistas, compositores e fãs.
O TikTok
Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o TikTok é hoje uma das redes sociais com mais retorno quando o assunto é entrega de conteúdo, parte disso graças a uma receita única (e secreta) da ByteDance no que diz respeito aos algoritmos.
As músicas disponíveis na plataforma também são fonte crucial para os conteúdos, já que impulsionam a visualização dos vídeos e crescimento dos criadores de conteúdo — boa parte dos vídeos possuem músicas adicionadas.
Fonte: Folha | G1 | Olhar Digital