Quarta temporada troca ‘fetiches’ de Joe por trama de mistério

Um dos principais hits da Netflix, You retorna à plataforma nesta quinta-feira (9) com a primeira parte de sua quarta temporada. Desta vez, no entanto, a série retorna repaginada e coloca o stalker Joe Goldberg (Penn Badgley) no centro de um mistério envolvendo vários assassinatos.

Por se tratar de Joe, uma trama envolvendo mortes de personagens não é exatamente uma novidade. A diferença agora é que, em vez de ser o responsável por ceifar vidas daqueles que atrapalham seus objetivos, o protagonista se vê perseguido por um misterioso assassino.

Fazer do personagem de Penn Badgley a caça em vez do caçador é uma das grandes mudanças da quarta temporada. No fim do terceiro ano, Joe matou Love (Victoria Predetti) e deixou seu filho Henry sob os cuidados de Dante (Ben Mehl) para ir atrás de Marienne (Tati Gabrielle) em Paris. Ao chegar na Europa, no entanto, o ex-bibliotecário é rejeitado por seu grande amor (da vez).

Desolado pela recusa, Joe é encontrado por um assassino de aluguel que foi enviado pelo pai milionário de Love. Em vez de matá-lo, no entanto, o desconhecido lhe faz uma proposta ousada: entregar a fortuna que o protagonista roubou da ex-mulher morta e deixar o passado para trás. Ao aceitar o acordo, Joe assume a identidade de Jonathan Moore, professor universitário de um curso de Literatura de Londres.

Penn Badgley e Charlotte Ritchie

Penn Badgley e Charlotte Ritchie

Divulgação/Netflix

Na capital da Inglaterra, o agora professor se vê cercado por vários integrantes da aristocracia londrina. Introduzido neste universo por Malcolm (Stephen Hagan), seu detestável colega de trabalho, Joe/Jonathan é apresentado a Kate (Charlotte Ritchie), Rhys (Ed Speelers), Phoebe (Tilly Keeper), Adam (Lukas Gage), Simon (Aidan Cheng), Sophie (Niccy Lin), Gemma (Eve Austin), Connie (Dario Coates) e Roald (Ben Wiggins).

Tratado como forasteiro, Joe é praticamente adotado pelos ricaços como se fosse um pobre coitado que necessita de resgate. Do alto de sua prepotência, ele se deixa levar pelo grupo mesmo sentindo repulsa pelas pessoas. Tudo muda, no entanto, quando ele acorda em seu apartamento após uma noitada de bebida e encontra o corpo morto de Malcolm em cima de sua mesa.

Experiente em situações de crise, Joe se livra do corpo, mas o responsável pela morte de Malcolm logo se manifesta e começa a persegui-lo. Ao descobrir o passado sombrio do protagonista, ele usa Joe como bode expiatório para aumentar a sua pilha de cadáveres e cumprir um objetivo maior.

Ao abraçar a trama de mistério, You foge do formato dos anos anteriores e coloca o protagonista para perseguir uma “nova” obsessão. No lugar de continuar com o fetiche de stalkear um novo interesse amoroso, Joe encontra no assassino o “Você” da quarta temporada.

Penn Badgley e Ed Speelers

Penn Badgley e Ed Speelers

Divulgação/Netflix

Repaginado, o quarto ano da série parece buscar nesta renovação uma maneira de encontrar uma redenção para Joe. Mesmo que mortes ainda façam parte de sua trajetória, o personagem vivido por Badgley continua obcecado por sua bússola moral e é incapaz de se enxergar como o vilão de seu universo. Cada assassinato cometido foi para um bem maior, seja o instinto de sobrevivência ou a missão de conquistar o seu (novo) grande amor.

Para tornar a impossível redenção minimamente crível, os roteiristas de You criaram vários personagens tão detestáveis quanto o protagonista para fazer o público torcer pela vitória de Joe. Inspirada por histórias de mistérios como as dos livros de Agatha Christie (1890-1976), a quarta temporada cumpre todos os requisitos para ser uma trama de “quem matou”, incluindo reviravoltas toscas e dicas que deixam clara a identidade do “assassino de ricos” desde o início.

Mesmo com qualidade questionável, a quarta temporada de You consegue encontrar um caminho que a torne minimamente interessante de se acompanhar. Somado ao charme já comprovado de Badgley, o mistério de assassinato traz um frescor à narrativa que não seria possível se o novo ano mostrasse novamente Joe perseguindo uma nova mulher para chamar de sua. Por mais que ele ainda encontre um interesse amoroso no meio dos absurdos de sua vida em Londres, nada é tão ruim que faça a experiência de assistir à série tão sofrível quanto já foi.

Assista ao trailer da quarta temporada:

Penn Badgley

You – 4ª temporada (Parte Um)

Trailer oficial legendado



Fonte: UOL Cinema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *