Conselho Sami quer que a Square Enix remova as roupas Sami de Final Fantasy XIV

Desde 1956, o Conselho Sami, de acordo com a sua página de informação, “tem estado activamente envolvido em esforços políticos Sami”. O principal objetivo é “[para] promover os direitos e interesses sami relacionados com os sami [e] a fim de alcançar os seus objectivos, o Conselho Sami faz declarações e propostas sobre questões relacionadas com as indústrias, direitos, língua e cultura sami, e especialmente sobre questões que afectam os sami em vários países”.

Recentemente, o Conselho Sami fez uma declaração sobre cultura e direitos, nomeadamente vestuário virtual. De acordo com seu site, o Conselho Sami exige que a Square Enix remova imediatamente a roupa codificada Sami Far Northern Attire do RPG online Final Fantasy XIV. Depois de esclarecer que não se trata de “sensibilidade e insulto”, Àslat Holmberg, porta-voz do Conselho Sami, disse:

É a posição dos Sámi de que sua cultura coletiva e individual, incluindo elementos estéticos, música, linguagem, histórias, histórias e outras expressões culturais tradicionais são propriedades que pertencem aos Sámi.

Este é um acordo que o Conselho Sámi tem tido com a Walt Disney Animation Studios, entre outros, há algum tempo, e agora eles querem que a Square Enix siga o exemplo. Holmberg continua:

Os nossos direitos de propriedade cultural não são teóricos. Eles são protegidos e protegíveis sob as leis de propriedade intelectual, que geralmente são harmonizadas em todo o mundo. A Square Enix, como uma empresa de mídia, está altamente ciente das leis de propriedade intelectual e não tem desculpa para essa violação flagrante da propriedade cultural Sámi […].

A Square Enix ainda não respondeu às reivindicações, por isso resta saber o que acontecerá a seguir. Você pode ler o artigo completo do Conselho Sami aqui.

Final Fantasy XIV



Fonte: Gamereactor

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *